sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Hipertensão Arterial e obesidade

Bem, quando eu tinha 14 aninhos senti uma dorzinha chata na região da nuca, eu sempre gostei de tricotar e no iníciopensamos que poderia ser por eu ficar muito tempo com a cabeça baixa. Mas ela não passou e num daqueles dois minutinhos de bobeira que a gente tem vez por outra eu fui ao postinho e medi a pressão: 15/9.
Foi a primeira vezque estive internada com esse problema, mas acabei me safrando sem medicação contínua, por anos nunca mais liguei para isso, até que em 2004, quando eu havia emagrecido, andava dormindo em pé: minha pressão estava em 10/6, 9/5, então o médico me deu um medicamento, o tal Efortil pra subir ela um pouquinho. Tomei um tempo e parei...
Em 2007 quando estava grávida fui visitada outra vez pela hipertensão, tive pré eclâmpcia, parto prematuro, enfim, toda uma história de terror, mas que graças à Deus teve um final feliz, minha bebê sobreviveu sem sequelas.
Desde então minha pressãonão foi mais a mesma, ia a 18/10, 19/11, muita dor de cabeça, vontade de vomitar, taquicardia, comecei então com o uso de Ablok Plus, desde então não tenho mais taquicardia, minha pressão ficou um tempo controlada com dois comprimidos, mas logo tive que passar a tomar Metiodopa junto.
Fiz todos os exames,eletro, eco, esteira, meu coração tá certinho (eu é que não estou), e isso só leva a crer que meupeso tem causado boa parte destes incidentes.
Tenho muita flebite, isso é uma consequência da pressãoalta, do peso em excesso.
Imagine um encanamento com uma bomba dando força pra essa água escoar, isso é nossa circulação, a bomba nosso coração e o filtro da água nosso rim, pois é, agora imagine que uma quantidade enorme de barro é jogado sobre esse cano e o preciona.
A bomba vai fazer mais força, o filtro trabalhar mais acelerado e os canos com a pressão da água e a do barro junto vão começar a estourar.
Assim é, a gordura é esse barro...
Não que pessoas magérrimas não tenham hipertensão, mas as causas são outras, como estresse, fadiga, e no nosso caso é tudo isso mais o peso.
Ter hipertensão é um sinal de alerta, algo está errado em nosso organismo ou mesmo em nossa vida.
Mas é tão difícil relaxar nos tempos de hoje...
Porém antes de mais nada precisamos criar novos hábitos: ingerir líquido, consumir alimentos diuréticos (aproveitar a época da melância e do abacaxi , abusar do melão), reduzir o sódio ( isso é tão difícil, né?), caminhar, respirar...
Bem, é tudo meio repetitivo, mas é importante, palavra de quem convivecom o problema!
É isso por hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Comentários com palavras de baixo calão, ofensas ou inapropriados serão excluidos.